Igreja Matriz de Antônio Prado: a riqueza em história, arte e fé de um povo imigrante

Foi no final do Século XIX, juntamente com a chegada dos imigrantes italianos na região de Antônio Prado, Serra Gaúcha, que se deu início à construção da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Catedral da cidade, que, na época, era recém fundada colônia do império.

Como a maioria dos municípios da Serra Gaúcha, Antônio Prado nasceu quando da chegada de imigrantes que vieram da Itália (alguns da Polônia) em busca de trabalho, terras e melhores condições de vida. Sendo o catolicismo a base da cultura religiosa do povo europeu, principalmente do italiano, nada mais evidente que trazer essa tradição e fundar sua “pequena Itália” aqui, no Brasil.

Dessa forma, em 1888, o Padre Alexandre Pellegrini, nascido em Verona (Itália) e erradicado e ordenado no Brasil, rezou a primeira missa de Antônio Prado, no Barracão do Imigrante, onde também pronunciou o conhecido discurso “Homens livres do orbe! Eis aqui a terra de promissão. Só com os braços conquistarei o pão e a liberdade”, que, hoje, encontra-se em manuscrito, registrado como acervo histórico da catedral.

Em 1891, iniciou-se a construção da igreja matriz em alvenaria, em estilo neorrenascentista italiano, sendo finalizada após seis anos. Já em 1899, a catedral de Antônio Prado já começava a receber as primeiras reformas e embelezamentos. Um campanário foi construído ao lado da igreja, em 1912, para alojar três imponentes sinos vindos da Itália e que chegaram na pequena cidade da Serra Gaúcha de carroça, sendo o maior deles com 890 quilos. Além disso, foi adicionado o púlpito e os novos altares, feitos pelo italiano Antonio Busetto. Por volta de 1925, a igreja ganha sua segunda reforma, quando foram adicionados seus vitrais e suas escadarias de acesso. Em meados de 1950, a igreja matriz recebe revestimento com pinturas simbólicas, tipicamente católicas, feitas por outro artista neorrenascentista italiano, Emilio Benvenuto Zanon.

Hoje, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral da rica e histórica Antônio Prado, além de receber seus fiéis, é local certo de visitação para inúmeros turistas que vêm conhecer o maior acervo histórico italiano a céu aberto do país, e encanta a todos com sua beleza, história, arquitetura e arte. A apenas alguns metros dela, você pode também visitar a gruta Nossa Senhora de Lourdes, que encanta com sua beleza natural e tranquilidade.

Outras igrejas no interior de Antônio Prado, que valem uma visitação:

– Capela Nossa Senhora de Fátima: localizada na entrada da cidade, ao lado do pórtico. Foi construída em 1954, possui três torres e uma arquitetura incrível;

– Igreja São Luiz Rei, em Ipê, a apenas 5,7km de Antônio Prado;

– Igreja Santa Olímpia: também em Ipê, tem uma arquitetura típica das capelas e dos santuários italianos;

– Igreja São João Batista: um pouco mais distante da cidade, a 35km, uma pequena comunidade abriga a charmosa e encantadora Igreja de São João Batista, onde você vai encontrar também o campanário e o capitel de madeira preservado pela paróquia.

                Há muito o que aproveitar na pequena Antônio Prado, principalmente no inverno, quando o clima romântico e as paisagens da Serra Gaúcha, embelezadas pelas geadas e pelas cores ainda outonais, transformam o local em cenários únicos no Brasil. E se você quiser curtir todo esse charme, clima de montanhas, acervos históricos e gastronomia sem igual, Antônio Prado é o lugar perfeito. E ficará melhor ainda se você se hospedar no Travel Inn Axten Antônio Prado, onde você vai desfrutar de uma hospedagem quentinha e confortável, com piscina térmica, lareira, bar, restaurante e uma vista incrível, além das melhores acomodações para o seu descanso.

Mais informaçõeswww.travelinn.com.br – 0800 773 3300

Reservas https://www.travelinn.com.br/antonio-prado/

foto: Acervo da Secretaria de Turismo de Antônio Prado