FENAMASSA, UMA DELÍCIA DE FESTIVAL EM ANTÔNIO PRADO

Quem aí não resiste a uma macarronada? Imagine só você ter à sua disposição um cardápio das mais variadas massas e tipicamente italianas, aquela, que ao provar, você diz: “esta sim é uma macarronada de verdade!”. O Festival Fenamassa, que ocorre a cada dois anos em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, oferece um menu recheado de delícias italianas tradicionais, em um rol de restaurantes especializados e participantes do evento.

E para conquistar você pelo estômago, o Travel Inn Axten Antônio Prado separou alguns estilos de massas, que serão as grandes celebridades da feira:

Tortéi: tipo de massa que tem a moranga como principal ingrediente do recheio, juntamente com queijo parmesão, noz moscada e canela. Geralmente servido com um delicioso molho de tomate.

Ravioli: de formato semelhante ao tortéi, porém com recheio de espinafre (há quem prepare com folhas de mostarda) cozido com molho de carne e finalizado com queijo, ovo e farinha de rosca. Pode ser servido com molho vermelho ou branco.

Macarrão: nada mais é do que a massa furadinha. A forma mais tradicional de servi-los é ao molho vermelho. Mas molho branco, molho madeira, molho ao funghi também caem muito bem.

Tagliarin (ou Fetuccini): é uma espécie de macarrão mais largo, achatado e longo. A diferença entre o Tagliarin e o Fetuccini é que este é um pouco mais estreito que o Tagliarin. Esse estilo de massa pode ser servido com todos os tipos de molho. Os mais tradicionais são os de frango, pesto ou molho branco, mas há também preparados com frutos do mar.

Fidelini: também conhecido como Cabelinho de Anjo, é tradicionalmente preparado com caldo de galinha ou carne e servido como sopa com queijo e crem (iguaria picante e aviagrada).

Agnolini: ou Capeletti é um enroladinho (bem pequeno) recheado com um preparado de peito de frango, parmesão, farinha de rosca e noz moscada. Depois é cozido no caldo e servido como sopa. Também pode ser acompanhado de queijo ralado e crem.

Espaguete: é o tipo mais comum de massa, comprido e redondinho (aquele que se enrola no garfo). Essa maravilha fica indescritivelmente saborosa quando preparada à Carbonara (molho branco, ovos e bacon) ao molho pesto (manjericão e nozes), tomate seco, ou ao molho Funghi (seleção de cogumelos), mas são infinitas as receitas para seu preparo.  

Crédito: Fenamassa

Lasanha: a lasanha pode ser preparada em diversos sabores: à Bolonhesa (molho vermelho com carne moída); de espinafre (com massa verde); de frango (molho de peito de frango) e muitos outros. Trata-se de uma espécie de torta, levada ao forno, feita com camadas de massa, molho branco, queijo e o recheio principal da sua escolha.

Esses são os estilos de massas mais convencionais, mas existem infinidades de receitas preparadas a partir dessa delícia, como Canelloni, Linguini, Papardelli, Conchiglioni, Gnocchi, Vermicelli, Bucattini, Trenette, Reginette… são nomes e variedades itermináveis, e todas elas (ou quase todas) são servidas nesta grande feira que é a Fenamassa. E se você não é muito fã de massa, não se preocupe, outras opções de cardápio como polenta frita, nhoque, filés, frangos, codornas, entre outros, também fazem parte do cardápio dos cinco restaurantes que estarão participando. Claro que não pode faltar o clássico vinho, uma bebida que cai muito bem com qualquer prato italiano, e você vai encontrar uma variedade de vinhos e espumantes no Festival, para escolher aquele que mais se afina com seu paladar.

Agora que já chamamos a atenção do seu estômago e que você já está quase correndo para Antônio Prado para provar estas maravilhas, vamos falar um pouco mais deste evento, que traz também muita diversão, comércio, cultura e artesanato.

A Fenamassa surgiu com o intuito de promover o turismo, a agricultura familiar, a agroindústria e a preservação do patrimônio histórico local. A feira, que este ano está na sua 6ª edição, ocorre de 04 a 19 de novembro e traz atrações como teatro, apresentações musicais, shows, oficinas gastronômicas, passeios, desfile cênico, entre outros.

Entre as atrações mais procuradas estão os Jogos Coloniais, que ocorrem em frente à Igreja Matriz, e o Espaço Mão na Massa, que proporciona ao visitante a experiência de colocar literalmente a mão na massa e aprender um pouco como se prepara a receita mais gostosa do mundo, com muita descontração e diversão.

Além de toda essa programação, a feira também conta com expositores e todo o comércio artesanal local.  Sua visitação é gratuita e ocorre em local coberto, na praça do Centro Histórico de Antônio Prado.

E claro, que depois de tudo isso, você vai querer uma hospedagem tranquila e aconchegante. Este lugar perfeito é o Travel Inn Axten Antônio Prado, que tem acomodações padrão premium superconfortáveis, bar, restaurante e piscina aquecida para você relaxar e se divertir ainda mais. E se exagerou na comida da Fenamassa, não se preocupe! A gente prepara um chazinho para você tomar no lounge, em frente à lareira. E ainda, apreciando uma vista maravilhosa de toda a cidade.

Informações sobre o Festival Fenamassa, acesse: https://www.fenamassa.com.br.

Acesse: https://www.travelinn.com.br/antonio-prado/e garanta sua reserva.