Dia da Cultura Nordestina, uma comemoração com as cores, ritmos e sabores do nordeste

Um universo de cores vibrantes e alegres, assim é a região nordeste do Brasil e toda a história que a acompanha, onde a Pousada Travel Inn Trancoso se encontra inserida, num meio que miscigena suas fascinantes paisagens com um povo hospitaleiro, sua gastronomia, cultura e memória. E, como não poderia ser diferente, este tesouro nacional merece um dia de comemoração somente para ele. No dia 2 de agosto, festejamos a riqueza cultural que nasceu do calor do sertão e da força dos mares, espalhando-se pela região e além das suas fronteiras. O Dia da Cultura Nordestina é um poema que reflete a alma brasileira, mergulhando nas tradições, origens, festas e diversidades desse lugar encantador.

A cultura nordestina floresceu em solo brasileiro por meio de uma mistura de influências indígenas, africanas e europeias. Desde o início da história do Brasil, os povos nativos já compartilhavam seus costumes e conhecimentos com os portugueses que, mais tarde, trouxeram os escravos africanos para a terra tropical. Embora não possamos nos orgulhar deste início devastador da nossa história, foi essa diversidade de raízes étnicas que acabou dando origem a uma cultura singular, carregada de cores, sabores e ritmos.

A celebração do Dia da Cultura Nordestina é uma homenagem à memória do poeta e cantor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, nascido nessa data em 1912 e falecido no mesmo dia, 2 de agosto, no ano de 1989. Gonzagão foi um dos mais importantes e influentes artistas da região e contribuiu imensamente para a divulgação e preservação da cultura do nordeste, por meio de suas composições de forró, xote e baião. Em mérito ao legado deixado pelo sanfoneiro, o nordeste todo se veste de festa. Neste dia, que teve sua importância reconhecida pela ONU e UNESCO, conferindo ao Frevo e à Capoeira o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, muitos personagens da saga nordestina ganham vida por intermédio das fantasias vestidas, das histórias contadas, das músicas cantadas e das festas coreografadas, como o próprio Luiz Gonzaga, Zumbi dos Palmares, Lampião, Maria Bonita e tantos outros que representam a essência forte e guerreira do povo nordestino.

Quando se fala em nordeste do Brasil, sempre nos vem uma imagem com muitas de cores, ritmos e tradições, onde o som do forró, xote, baião e outros ritmos tradicionais ecoam pelas ruas. Quadrilhas tipicamente caracterizadas alegram as festas juninas com suas coreografias animadas. Os sabores têm um papel de destaque na gastronomia, que mistura pratos como a feijoada, cuscuz, acarajé, tapioca e outros diversos pratos que levam a pimenta como um tempero marcante e arretado!

Outro destaque vai para a riqueza do artesanato nordestino, exibida em feiras e exposições, onde os turistas podem adquirir peças únicas. E claro, não podemos deixar de lado, a maravilhosa oportunidade para conhecer a diversidade natural do Nordeste, com suas praias paradisíacas, de águas mornas, transparentes e belezas estonteantes.

Mais do que uma data comemorativa, o Dia da Cultura Nordestina é uma celebração de um dos pilares mais significativos da identidade brasileira. Essa riqueza cultural é um convite para explorar as maravilhas do Nordeste e se encantar com a pluralidade que permeia essa região tão única. É um dia para lembrar e enaltecer os artistas e personalidades que eternizaram a cultura nordestina nas páginas da história.

A Pousada Travel Inn Trancoso convida você a explorar o Sul da Bahia e ver de perto esta herança virtuosa deixada pelos nossos ancestrais. Hospede-se na pousada pé na areia mais charmosa da região e aproveite para provar a deliciosa gastronomia local na beirinha do mar e sentir de perto este mundo colorido que é o Nordeste. Acesse https://www.travelinn.com.br/trancoso/ e garanta sua hospedagem.  Reservas feitas pelo site têm 10% de desconto.