Antônio Prado: o maior museu de acervo italiano a céu aberto do Brasil

Ah! A Serra Gaúcha e seus encantos, seu romantismo… suas peculiaridades! Quem diria que uma pequena cidade como Antônio Prado, com pouco mais de 13 mil habitantes, escondida do agito das grandes cidades, ganharia destaque como o maior museu (de acervo italiano) a céu aberto de todo o Brasil?

Antônio Prado, a apenas 50 km de Caxias do Sul, Serra Gaúcha, (segundo maior município do estado), é uma cidade interiorana, aconchegante e maravilhosa, escondida suficientemente para preservar suas raízes. Com um museu de acervo histórico-cultural gigante, a localidade possui 48 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional, com idade média de 100 anos, a maioria ainda construída em madeira e com uma riqueza ímpar de detalhes, como os acabamentos em lambrequins, enfeites torneados em madeira, próprios da cultura europeia e bastante comuns nas cidades da Serra Gaúcha. E são nessas construções típicas que estão alocados vários comércios e restaurantes, o que dá um charme especial à Antônio Prado e possibilita ao turista uma volta ao tempo, explorando essas edificações únicas mais a fundo.

Outra singularidade de Antônio Prado é a excelente conservação desse legado italiano. Conhecendo um pouco da história do pequeno município serrano, fica fácil de entender porque, ao chegar lá, temos a impressão de ter realizado uma viagem no tempo. Tudo começou há 134 anos, com a chegada dos imigrantes italianos a um local de acesso muito difícil, pois era necessário atravessar de balsa o Rio das Antas, que corta a Serra Gaúcha e possui um grande fluxo de água. Com a construção de rodovias, como a BR 116, Antônio Prado ficou ainda mais isolada, mesmo após a edificação da ponte de acesso sob o rio. Isso porque a BR passa pelas cidades vizinhas e mais distantes, fazendo com que o município ficasse ainda mais afastado das atividades econômicas. Isso tudo gerou uma “cápsula do tempo”, que não permitiu o avanço econômico local por 50 anos, mas proporcionou a conservação que, hoje, torna Antônio Prado um lugar único em todo o país.

Atualmente, com fácil acesso pela ERS-122, Antônio Prado recebe turistas de todos os cantos, principalmente aqueles que buscam curtir um clima romântico e um bom vinho. Casarios, artesanatos, moinhos, grutas, cachoeiras e muito mais fazem parte das rotas turísticas, uma diversidade de atrações cativantes, que farão com que você queira voltar sempre.  E foi nesse cenário incrível de Antônio Prato e região que a Travel Inn inaugurou, recentemente, mais um hotel da rede, com a estrutura impecável, aconchego e gastronomia para quem deseja aproveitar ao máximo seu passeio.

Ficou com vontade de visitar Antônio Prado? Acesse www.antonioprado.rs.gov.br/turismo/ para conhecer os roteiros e atrações. E depois de aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, hospede-se no Travel Inn Axten. Localizado no alto da colina, com uma bela vista para a cidade, piscina e restaurante, ele é a acomodação perfeita para seu descanso.

Serviço:

Hotel Travel Inn Axten Antônio Prado

Mais informações: http://www.travelinn.com.br/antonio-prado/

Estacionamento e wi-fi gratuitos. Possui serviço Pet Friendly


Tel.:0800 773 3300

R. do Centro de Eventos, n°2 – Antônio Prado, RS, 95250-000